PowerHusKy Husqvarna/Itaminas é bicampeã brasileira de motocross na 50cc e conquista título inédito na 65cc
O mineiro Pietro Fraga é Campeão na 50cc e o catarinense Lorenzo Ricken fatura o título na 65cc. E com as vitórias de Pietro Piroli (MX2JR) e de Henrique Spinassé (50cc), em Ponta Grossa, equipe garante o vice-campeonato
A PowerHusky Husqvarna /Itaminas finalizou o Campeonato Brasileiro de Motocross com dois títulos: na 50cc com o mineiro Pietro Fraga #152 e na 65cc com catarinense Lorenzo Ricken #16. Em Ponta Grossa (PR), palco da última disputa da temporada, a equipe garantiu duas vitórias, uma com Pietro Piroli #161 na MX2JR e outra com Henrique Spinassé #232 na 50cc, ambos garantiram o vice-campeonato nas respectivas categorias.
Na 50cc a equipe encerrou com chave de ouro na 50cc, após vencer todas as etapas de 2024. A invencibilidade foi protagonizada por dois grandes pilotos de apenas 9 anos que se revezavam no lugar mais alto do pódio: foram três vitórias de Pietro Fraga #152 e mais três de Henrique Spinassé #232. A última corrida (sábado 3), em Ponta Grossa (PR), terminou novamente com dobradinha, após uma belo duelo entre os companheiros de equipe acelerando a Husqvarna TC50, onde o capixaba Henrique levou a melhor e o mineiro Pietro ficou na 2º posição no pódio.
Feliz demais com esse título e foi uma boa corrida. Agora só quero comemorar. Quero agradecer minha família que sempre está comigo em todas as corridas, meus patrocinadores e à minha equipe PowerHusky porque o Maurício e o Raul (Fernandes) abriram as portas para categoria de base e me sinto honrado por fazer parte dessa equipe há dois anos, afirma o campeão Pietro Fraga, conhecido como Pepê.
O piloto de Coronel Fabriciano (MG) já havia conquistado o título por antecipação na etapa de Interlagos (SP).
Já Henrique Spinassé se superou, após se machucar na etapa anterior, em Interlagos (SP) e não conseguir finalizar a prova na ocasião, se recuperou e treinou para a final e conquistou a vitória.
Quis lutar até o final e consegui ganhar a corrida e estou muito feliz. Com essa vitória consegui ser vice-campeão na 50cc. Agora, que o campeonato terminou vou continuar treinando e evoluindo. E bora para 2025, conta o capixaba.
Na 65cc, com a Husqvarna TC65, Lorenzo Ricken mostrou evolução a cada prova, conquistou pódio em todas as corridas e liderou o campeonato desde a 3ª etapa.
Me preparei muito para essa final e estava com a cabeça boa. Eu sabia que se terminasse em terceiro, o título estava garantido. Daí larguei na ponta, depois o Zion me ultrapassou mas mantive o ritmo, não podia errar. E foi o que aconteceu, fiz uma boa corrida e foi campeão com a terceira posição. Muito feliz!, explica Lorenzo Ricken (Rio Fortuna/SC), que conquistou o título inédito na 65cc para a PowerHusky Husqvarna/Itaminas.
Na mesma categoria, Heitor Matos #300 garantiu o 2º lugar no pódio na 65cc, no domingo (4) e terminou o campeonato na 7ª posição. O paulista abriu a temporada vencendo as duas primeiras etapas, sofreu uma fratura no braço, passou por cirurgia e ficou quatro etapas fora e retornou às pistas em Ponta Grossa.
Não fiz uma boa largada, mas fui fazendo ultrapassagens e na última volta assumi a 2ª posição. Foi bem legal essa prova e foi muito bom voltar a acelerar no campeonato. Vou me recuperar 100% e treinar muito para o ano que vem, diz o paulistano, 11 anos, que desde 2021 defende a equipe, ano no qual foi Campeão Brasileiro e Paulista de Motocross, Campeão do Arena Cross na 50cc.
Na MX2JR, Pietro Piroli encerrou a temporada no lugar mais alto do pódio, após liderar a corrida da primeira à última volta com a Husqvarna FC250. Conhecido também como o “Rei do Holeshot” por sempre largar na frente e cruzar a primeira curva em 1º, o gaúcho de Tapejara superou uma fatura no punho e mais uma vez imprimiu um ritmo forte.
Essa vitória foi muito importante para mim. Foi fruto de muito treino e o resultado veio e estou muito feliz por isso. A pista foi muito bem legal, o fim de semana foi bom e de aprendizado e só tenho a agradecer meus patrocinadores por mais uma temporada, conta o vice-campeão brasileiro de 2024 na categoria.
Aos 15 anos, Pietro defende a equipe pela segunda temporada e, em 2023, foi campeão brasileiro na MXJR.
Foi uma temporada de desafios e também não consegui fazer todas as corridas como gostaria. Agora é seguir evoluindo, treinando e que venha 2025!, diz Vicente, 12 anos.
Incentivo às categorias de base
Há quatro temporadas, a PowerHusky Husqvarna intensificou o trabalho com as categorias de base e essa aposta na nova geração de pilotos já resultou em quatro títulos somente no Campeonato Brasileiro de Motocross: bicampeonato na 50cc (Pietro Fraga e Heitor Matos), um título na 65cc (Lorenzo Ricken) e outro na MXJR (Pietro Piroli). Além do título do Arena Cross na 50cc.
A gente vem investindo sobretudo na 50cc, 65cc e 85cc. A categoria de base é o ponto inicial para formação de quem quer ser campeão um dia e estamos falando do futuro do motocross brasileiro. São pilotos muito talentosos, que absorvem conhecimento e técnicas rapidamente e todos evoluíram muito, explica Maurício Fernandes, chefe de equipe e sócio-diretor da Husqvarna no Brasil, ao lado do irmão Raul Fernandes Jr.
Nesta temporada vencemos todas as etapas na 50cc e fomos campeões e vice-campeões. Na 65cc foi um ano muito bom que terminou com nosso título inédito. Todos estão de parabéns pela determinação, evolução e a garra que mostraram para superar os desafios e sempre buscando o melhor desempenho para a construção de uma carreira sólida. Estamos no caminho certo, completa Fernandes.
Paralelamente, PowerHusky Husqvarna patrocina os principais campeonatos do país entre eles: Brasileiro de Motocross, Brasileiro de Enduro, Brasileiro de Hard Enduro e Arena Cross.
A equipe PowerHusky Husqvarna/Itaminas conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Itaminas, S3 Brasil, Goldentyre Brasil, Circuit Equipment, Ride 100% e Grupo 2W Motors.
Mais informações no site da PowerHusky (clique aqui) e Instagram @ powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br
– Etapa Final Campeonato Brasileiro de Motocross – Ponta Grossa/RS
50cc (três primeiros)
1 – Henrique Spinassé (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
2 – Pietro Fraga (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
3 – Vitor Brito
65cc (três primeiros)
1 – Zion Berchtold
2 – Heitor Matos (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
3 – Lorenzo Ricken (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
MX2JR (três primeiros)
1 – Pietro Piroli (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
2 – Iñaki Abarzua
3 – Gabriel Cirino
MXJR
1 – Heverton Silveira
2 – Gui Ferreira
3 – Francesco Copetti
12 – Vicente Nunes (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
Classificação Final Campeonato Brasileiro de Motocross 2024
50cc
Campeão – Pietro Fraga (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
Vice-Campeão – Henrique Spinassé (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
65cc
Campeão – Lorenzo Ricken (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
Vice-Campeão – Zion Berchtold
7 – Heitor Matos (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
MX2JR
Campeão – Vitor Borba
Vice-Campeão – Pietro Piroli (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
MXJR
Campeão – Caio Grosbelli
Vice-Campeão – Pablo Galdino
10 – Vicente Nunes (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
FONTE: MSuzuki Comunicação
Créditos:
Marcos Mancini
www.motomundo.com.br